06.09.2021

Beiersdorf AG confia na experiência da STILL para fornecer a produção em sua nova fábrica

STILL ganha grande contrato de automação

Hamburgo, 2 de setembro de 2021 - A Beiersdorf AG está construindo um centro de produção de última geração para produtos cosméticos em Seehausen, perto de Leipzig. Para a concepção e implementação da produção e fornecimento de armazém para este complexo projeto multimilionário, a empresa conta com a experiência da STILL. Em um amplo processo de licitação, o grupo de intralogística conseguiu fechar o contrato com uma equipe de especialistas em intralogística e automação.

Beiersdorf AG confia na experiência da STILL para fornecer a produção em sua nova fábrica em Seehausen, perto de Leipzig.

Este é o primeiro grande projeto conjunto para as duas empresas de longa data com sede em Hamburgo. Em um processo de seleção de seis meses, os especialistas da STILL impressionaram o júri com sua vasta experiência em logística interna e profundo conhecimento na automação de processos logísticos. A STILL também trouxe a empresa-irmã da KION, a Dematic. Como parte deste projeto, a Dematic está fornecendo um sistema de transporte para paletes que conecta todos os subsistemas.

Uma parceria produtiva e voltada para soluções

"Acho que além do nosso conceito técnico, fomos capazes de impressionar acima de tudo com nossa abordagem orientada para a solução e o trabalho em equipe construtivo com o cliente e seu parceiro de planejamento", disse Florian Kratzer, International Key Account Manager Automated Solutions. Isso também é confirmado pela equipe de logística da Beiersdorf: “Desde o início, a comunicação foi aberta e muito orientada para os resultados. A equipe repetidamente nos apresentou abordagens alternativas e fez sugestões competentes durante o processo de planejamento. Essa troca olho no olho e os excelentes serviços de consultoria foram fatores-chave em nossa decisão de escolher a STILL como parceira. Estamos ansiosos para trabalhar com eles no futuro."

Maior capacidade por meio do fornecimento automatizado de produção

A nova instalação perto de Leipzig é um dos maiores projetos de investimento da Beiersdorf na Europa. A fim de tornar a fábrica apta de forma sustentável para o futuro, os processos de abastecimento da produção devem ser integrados de acordo com os mais recentes padrões de organização de armazém eficiente. Aqui, a automação em particular é de importância decisiva. Para onde os sistemas de transporte sem condutor interagem perfeitamente uns com os outros, com equipamentos operados manualmente e elementos de armazém inteligentes para garantir um fluxo perfeito de materiais, a produtividade pode ser aumentada, os processos otimizados, os custos reduzidos e as capacidades aumentadas. “Projetos dessa dimensão não são comuns na Alemanha. Eles oferecem a especialistas como nós uma excelente oportunidade de contribuir com todo o seu espectro de know-how”, explica Florian Kratzer. "Estamos ainda mais satisfeitos por sermos parceiros neste projeto inovador em um local estruturalmente importante como Leipzig."

Interação inteligente de componentes versáteis para máxima eficiência

Especificamente, trata-se de recebimento de mercadorias, controle de qualidade, transporte interno e armazenamento de materiais recebidos. A próxima etapa é disponibilizá-los e transportá-los para a produção. Para isso, a STILL projetou um sistema integrado em estreita cooperação com a Beiersdorf. Para o recebimento e despacho de mercadorias, são utilizadas empilhadeiras elétricas manuais STILL e equipamentos de tecnologia de depósito. A tecnologia de transporte da Dematic fornece a ligação entre a área de entrada de mercadorias e o armazém de corredor estreito, onde seis empilhadeiras STILL MX-X iGo systems totalmente automatizadas estão em operação. Além disso, o sistema de transporte garante o transporte do armazém de corredor estreito para a produção, onde seis empilhadeiras de alta elevação STILL EXV iGo systems assumem o controle das mercadorias. Elas fornecem transporte totalmente automatizado para as instalações de produção da Beiersdorf.

“Os desafios especiais do projeto decorrem de seu volume e da complexidade resultante”, explica Florian Kratzer. “Temos cargas pesadas em diferentes dimensões, prateleiras altas e longas distâncias que precisam ser percorridas com rapidez e segurança”. Assim, cerca de 140 metros de tecnologia de transportadores são instalados e cerca de 25 veículos manuais e automatizados são utilizados. Um grande número de diferentes transportadores de carga pesando até 1.250 kg cada teve que ser levado em consideração e uma altura de armazenamento de até 12,7 metros no armazém de corredor estreito totalmente automatizado teve que ser possibilitada.